jan 31 2013

Critical Hit #12: A morte da THQ

Logo fraturado da THQ - fim da THQRicardo Pasqual e Fábio Sooner se reúnem para um Critical Hit um pouco mais informativo, pós-dissolvição da THQ. A publisher, antes conhecida pelos seus jogos licenciados, resolveu mudar de direção há alguns anos e se concentrar nos jogadores “dedicados”… Infelizmente, uma única decisão errada no mercado de hardware acabou levando-a à falência. Para pagar as dívidas, a publisher precisou ir a leilão e vender seus estúdios e franquias. Saiba aqui quem comprou qual estúdio e marca, quais séries de jogos ficaram órfãs, e o que achamos que pode acontecer com as franquias que ganharam casa nova.

Nota: Este podcast não é recomendado para pessimistas e gente que não consegue lidar com suas séries de jogos morrendo…

Download versão ZIP

Shownotes Leia mais »

jan 24 2013

Replay #6: Jogos musicais são legais

Replay #6 - Slash em Guitar Hero IIIDe volta rapidamente com mais um Replay, Fábio Sooner Ricardo Pasqual contam o que andou rolando após o Ano Novo em seus consoles e computadores – e, no caso do Fábio, em sua TV nova e seu portátil novo, o Playstation Vita. De Uncharted: Golden Abyss a Painkiller, de Assassin’s Creed III a God Hand, de Dust 514 a Guitar Hero e Audiosurf, os dois passeiam por assuntos paralelos como o uso de recursos novos de um hardware, a variedade de armas malucas, o bode da imprensa com franquias anuais, um beat’em up com golpes customizáveis, períodos de beta que duram quanto for preciso e a validade dos jogos musicais.

Nota: Este podcast não é recomendado para quem leva a imprensa muito a sério, só quer saber de jogo recente e tem birra com jogos musicais só por serem populares.

Download versão ZIP

Shownotes Leia mais »

jan 16 2013

Critical Hit #11: O incorreto politicamente correto de 2012

Chorões do politicamente correto

"Desculpa, meu anjo, mas não tem nada na constituição dizendo que você tem o direito de *nunca* se sentir *ofendido*..."

Ricardo Pasqual e Fábio Sooner se reúnem para tratar de assuntos que ficaram entalados na garganta durante boa parte do ano, todos com um mesmo fio de corte no final das contas: a infestação do politicamente correto na imprensa de games (e, por consequência, em uma parcela de jogadores). À medida que a mídia dos jogos amadurece, faz sentido discutir a relevância do conteúdo que eles apresentam… Mas em 2012, as discussões começaram a descambar para uma espécie de auto-censura, dos próprios jornalistas de games, e geraram polêmicas vazias. E este Critical Hit dá uma passada geral pelos jogos de 2012 que sofreram esse tipo de ataque moralista-moderno interno, em vez do já usual ataque moralista-conservador externo quando algum moleque atira em escola nos Estados Unidos.

Nota: Este podcast não é recomendado para quem é incapaz de entender que algo ofensivo para uma pessoa pode ser totalmente normal para outra, e que ninguém detém a superioridade moral e/ou intelectual para decidir o que os outros podem e devem ver, ouvir e apreciar.

Download versão ZIP

Shownotes Leia mais »

jan 09 2013

Replay #5: Livre Jogatinagem

Replay #5Voltamos das férias com mais um Replay, e de novo com um convidado, dessa vez mais incomum: Luciano Oliveira, lá do Livre e Liberdade, um site de filosofia, política e liberalismo. Games podem não ser a “especialidade” do Luciano, mas ele trouxe muita coisa boa, como Alan WakeSleeping Dogs e Magicka. Na sequência, Fábio Sooner assume um pouco o manto hipster, deixa os blockbusters que está jogando de lado e fala de Legend of Grimrock, Dust: An Elysian Tail, The Unfinished Swan… E só de farra, comenta rapidinho Playstation All-Stars Battle Royale. E para fechar, Ricardo Pasqual tenta fingir que largou a hipsteragem com Far Cry 3, mas logo volta aos recônditos indies com Home e Hotline Miami.

Nota: Este podcast não é recomendado para quem tem medo do escuro, de zumbis chineses, de ser morto “sem querer querendo” por amigos, de calabouços, de sair voando com golpes de espada, de voltar à infância com livros de colorir, de apanhar do Kratos, de fugir de tigres brancos, de (não) descobrir o que aconteceu e de levar um balaço de 12 na cara do Scarface.

Download versão ZIP

Shownotes Leia mais »

dez 20 2012

Férias nada frustradas

Happy Holidays Gamer (Resistance 3)Olá ouvintes do Respawn!

Talvez vocês tenham notado a falta de mais um podcast na última terça-feira, e pensado “ah, mais uma semana que eles vão pular”… E de certa forma, estão certos. Às vezes não conseguimos gravar e isso acontece.

Mas na verdade, nós temos dois episódios gravados (um Replay com um convidado de “fora” da área de games, e um Critical Hit maior – só para atiçar a curiosidade). Porém, com a proximidade do final do ano, a felicidade etílica do Ricardo pós-entrega do TCC e as cambalhotas do Fábio após finalmente adquirir uma TV full HD, ninguém da equipe Respawn está com muita capacidade de se concentrar na edição e lançamento dos casts agora. É isso aí, sinceridade total!

Então vamos dar um tempo pelo menos nesse período de festas. Mas calma que nós voltaremos no dia 08 de janeiro de 2013 – desde que o mundo não acabe, é claro!

Um abraço e boas festas do seu trio de Patacornos predileto!

dez 11 2012

Critical Hit #10: VGA, a sua melhor amiga

VGA 2012 - 10 anosRicardo Pasqual e Fábio Sooner se reúnem mais ou menos às pressas para comentar uma boa surpresa da semana passada: a premiação Video Game Awards, ou VGA, da Spike TV americana. Se no passado o evento era basicamente uma grande jogada publicitária da indústria de games, em 2012 a mudança de direção ensaiada no ano anterior se consolidou de vez – e não apenas porque um jogo independente para download, The Walking Dead, levou o prêmio de Melhor Jogo do Ano. Comentamos não sobre cada categoria, mas sobre os novos jogos revelados em trailers; os três jogos mais premiados nessa edição do VGA; e o que traz credibilidade a uma premiação de Melhores do Ano.

Nota: Este podcast não é recomendado para quem é incapaz de rever opiniões ou de perceber que às vezes as coisas mudam, sim.

Download versão ZIP

Shownotes Leia mais »

nov 28 2012

Replay #4: Call of Hipster

Destaque Replay #4: Call of HipsterNessa edição do Replay, o podcast sobre o que andamos jogando, a força esteve nos extremos. O convidado Márcio Barrios, lá do Drink n’ Play, veio com dois blockbusters, cada um à sua maneira: Call of Duty: Black Ops II e League of Legends. Na sequência, o residente (evil?) Ricardo Pasqual prova que TCCs transformam pessoas comuns em hipsters e comenta sobre os pouco conhecidos jogos independentes Wizorb, VVVVVV e The Iconoclasts. Para encerrar em um aparente equilíbrio, Fábio Sooner baba ainda mais na demo de DmC: Devil May Cry e recomenda Sine Mora.

Nota: Este podcast não é recomendado para quem ainda está fazendo TCC, odeia jogos famosos, odeia jogos independentes ou deixa de jogar algo por causa do cabelo do protagonista.

Download versão ZIP

Shownotes Leia mais »

nov 20 2012

Critical Hit #9: Uma pizza de Halo, por favor

Destaque - Critical Hit #9: Uma pizza de Halo, por favorRicardo Pasqual e Fábio Sooner convidam Diogo Rodrigues, do Gambiarra Blog, para falar de um assunto espinhoso: por que pessoas adoram odiar Halo? Vendas estratosféricas? Militarismo? Guerrinha de consoles? Viúvas de outros jogos e plataformas? Jogamos fatores para lá e para cá para descobrir que Halo é “apenas” o alvo mais fácil de uma série de reducionismos típicos de gamers – ou seja, é um assunto perfeito para mais um Critical Hit. E vocês, conseguem pensar em mais algum motivo para odiar Halo?

Nota: Este podcast não é recomendado para Sonystas e Nintendistas ferrenhos e gente que culpa o tataravô pela burrice do tataraneto.

Download versão ZIP

Shownotes Leia mais »

out 31 2012

Replay #3: O ninja do Oriente Médio

Replay #3 - O ninja do Oriente MédioRicardo Pasqual lançou a campanha, Fábio Sooner topou, e temos pela 1ª vez um leitor convidado em um podcast da equipe Respawn: o ninja Shinobi Cunha, diretamente de Recife, Afeganistão (ouça o cast para entender…). Ricardo começa falando da sua fileira de jogos curtos, como Earthworm Jim HD, Double Dragon Neon e os minis Where is My HeartAge of ZombiesFloating Cloud God Saves the Pilgrims (atchim!). O ninja convidado segue com Assassin’s Creed: Revelations (em comparação com o 1º AC, que vem de brinde na versão PS3), o 1º Borderlands e o amado/odiado Wet. Por fim, Fábio aproveita a deixa e fala de Borderlands 2, exalta a grande surpresa de stealth em 2D (!!!) Mark of the Ninja (eita!), menciona Deadlight e Dishonored por alto e termina com o melhor jogo de estratégia que existe para converter quem não gosta do gênero: XCOM: Enemy Unknown.

Nota: Este podcast não é recomendado para quem tem medo do escuro. Até porque tem *mesmo* alguém se escondendo lá... Se é alien, zumbi, ninja ou assassino vai depender do jogo!

Download versão ZIP

Shownotes Leia mais »

out 23 2012

Critical Hit #8: A magia dos indies

Critical Hit #8: A magia dos indiesRicardo Pasqual e Fábio Sooner voltam aos ataques críticos com um tema simpático e uma abordagem antipática: a mistificação dos jogos indies. Será que a adoração aos jogos independentes não está indo longe demais? Afinal, o que é um jogo indie? É um gênero? Deixa de ser indie se for distribuído depois por uma publisher? O jogo fica automaticamente melhor só porque foi feito por um sujeito no porão? Não existem pencas de jogos indies ruins? O que qualidade tem a ver com orçamento? Essas perguntas e muito mais nesse Critical Hit!

Nota: Este podcast não é recomendado para hipsters do videogame que acham que fazer jogo imitando Super Mario Bros no porão de casa é mais “honesto”.

Download versão ZIP

Shownotes Leia mais »

Posts mais antigos «