jan 31 2013

Critical Hit #12: A morte da THQ

Logo fraturado da THQ - fim da THQRicardo Pasqual e Fábio Sooner se reúnem para um Critical Hit um pouco mais informativo, pós-dissolvição da THQ. A publisher, antes conhecida pelos seus jogos licenciados, resolveu mudar de direção há alguns anos e se concentrar nos jogadores “dedicados”… Infelizmente, uma única decisão errada no mercado de hardware acabou levando-a à falência. Para pagar as dívidas, a publisher precisou ir a leilão e vender seus estúdios e franquias. Saiba aqui quem comprou qual estúdio e marca, quais séries de jogos ficaram órfãs, e o que achamos que pode acontecer com as franquias que ganharam casa nova.

Nota: Este podcast não é recomendado para pessimistas e gente que não consegue lidar com suas séries de jogos morrendo…

Play

Download versão ZIP

Shownotes Leia mais »

jan 24 2013

Replay #6: Jogos musicais são legais

Replay #6 - Slash em Guitar Hero IIIDe volta rapidamente com mais um Replay, Fábio Sooner Ricardo Pasqual contam o que andou rolando após o Ano Novo em seus consoles e computadores – e, no caso do Fábio, em sua TV nova e seu portátil novo, o Playstation Vita. De Uncharted: Golden Abyss a Painkiller, de Assassin’s Creed III a God Hand, de Dust 514 a Guitar Hero e Audiosurf, os dois passeiam por assuntos paralelos como o uso de recursos novos de um hardware, a variedade de armas malucas, o bode da imprensa com franquias anuais, um beat’em up com golpes customizáveis, períodos de beta que duram quanto for preciso e a validade dos jogos musicais.

Nota: Este podcast não é recomendado para quem leva a imprensa muito a sério, só quer saber de jogo recente e tem birra com jogos musicais só por serem populares.

Play

Download versão ZIP

Shownotes Leia mais »

jan 16 2013

Critical Hit #11: O incorreto politicamente correto de 2012

Chorões do politicamente correto

"Desculpa, meu anjo, mas não tem nada na constituição dizendo que você tem o direito de *nunca* se sentir *ofendido*..."

Ricardo Pasqual e Fábio Sooner se reúnem para tratar de assuntos que ficaram entalados na garganta durante boa parte do ano, todos com um mesmo fio de corte no final das contas: a infestação do politicamente correto na imprensa de games (e, por consequência, em uma parcela de jogadores). À medida que a mídia dos jogos amadurece, faz sentido discutir a relevância do conteúdo que eles apresentam… Mas em 2012, as discussões começaram a descambar para uma espécie de auto-censura, dos próprios jornalistas de games, e geraram polêmicas vazias. E este Critical Hit dá uma passada geral pelos jogos de 2012 que sofreram esse tipo de ataque moralista-moderno interno, em vez do já usual ataque moralista-conservador externo quando algum moleque atira em escola nos Estados Unidos.

Nota: Este podcast não é recomendado para quem é incapaz de entender que algo ofensivo para uma pessoa pode ser totalmente normal para outra, e que ninguém detém a superioridade moral e/ou intelectual para decidir o que os outros podem e devem ver, ouvir e apreciar.

Play

Download versão ZIP

Shownotes Leia mais »

jan 09 2013

Replay #5: Livre Jogatinagem

Replay #5Voltamos das férias com mais um Replay, e de novo com um convidado, dessa vez mais incomum: Luciano Oliveira, lá do Livre e Liberdade, um site de filosofia, política e liberalismo. Games podem não ser a “especialidade” do Luciano, mas ele trouxe muita coisa boa, como Alan WakeSleeping Dogs e Magicka. Na sequência, Fábio Sooner assume um pouco o manto hipster, deixa os blockbusters que está jogando de lado e fala de Legend of Grimrock, Dust: An Elysian Tail, The Unfinished Swan… E só de farra, comenta rapidinho Playstation All-Stars Battle Royale. E para fechar, Ricardo Pasqual tenta fingir que largou a hipsteragem com Far Cry 3, mas logo volta aos recônditos indies com Home e Hotline Miami.

Nota: Este podcast não é recomendado para quem tem medo do escuro, de zumbis chineses, de ser morto “sem querer querendo” por amigos, de calabouços, de sair voando com golpes de espada, de voltar à infância com livros de colorir, de apanhar do Kratos, de fugir de tigres brancos, de (não) descobrir o que aconteceu e de levar um balaço de 12 na cara do Scarface.

Play

Download versão ZIP

Shownotes Leia mais »

dez 20 2012

Férias nada frustradas

Happy Holidays Gamer (Resistance 3)Olá ouvintes do Respawn!

Talvez vocês tenham notado a falta de mais um podcast na última terça-feira, e pensado “ah, mais uma semana que eles vão pular”… E de certa forma, estão certos. Às vezes não conseguimos gravar e isso acontece.

Mas na verdade, nós temos dois episódios gravados (um Replay com um convidado de “fora” da área de games, e um Critical Hit maior – só para atiçar a curiosidade). Porém, com a proximidade do final do ano, a felicidade etílica do Ricardo pós-entrega do TCC e as cambalhotas do Fábio após finalmente adquirir uma TV full HD, ninguém da equipe Respawn está com muita capacidade de se concentrar na edição e lançamento dos casts agora. É isso aí, sinceridade total!

Então vamos dar um tempo pelo menos nesse período de festas. Mas calma que nós voltaremos no dia 08 de janeiro de 2013 – desde que o mundo não acabe, é claro!

Um abraço e boas festas do seu trio de Patacornos predileto!

dez 11 2012

Critical Hit #10: VGA, a sua melhor amiga

VGA 2012 - 10 anosRicardo Pasqual e Fábio Sooner se reúnem mais ou menos às pressas para comentar uma boa surpresa da semana passada: a premiação Video Game Awards, ou VGA, da Spike TV americana. Se no passado o evento era basicamente uma grande jogada publicitária da indústria de games, em 2012 a mudança de direção ensaiada no ano anterior se consolidou de vez – e não apenas porque um jogo independente para download, The Walking Dead, levou o prêmio de Melhor Jogo do Ano. Comentamos não sobre cada categoria, mas sobre os novos jogos revelados em trailers; os três jogos mais premiados nessa edição do VGA; e o que traz credibilidade a uma premiação de Melhores do Ano.

Nota: Este podcast não é recomendado para quem é incapaz de rever opiniões ou de perceber que às vezes as coisas mudam, sim.

Play

Download versão ZIP

Shownotes Leia mais »

nov 28 2012

Replay #4: Call of Hipster

Destaque Replay #4: Call of HipsterNessa edição do Replay, o podcast sobre o que andamos jogando, a força esteve nos extremos. O convidado Márcio Barrios, lá do Drink n’ Play, veio com dois blockbusters, cada um à sua maneira: Call of Duty: Black Ops II e League of Legends. Na sequência, o residente (evil?) Ricardo Pasqual prova que TCCs transformam pessoas comuns em hipsters e comenta sobre os pouco conhecidos jogos independentes Wizorb, VVVVVV e The Iconoclasts. Para encerrar em um aparente equilíbrio, Fábio Sooner baba ainda mais na demo de DmC: Devil May Cry e recomenda Sine Mora.

Nota: Este podcast não é recomendado para quem ainda está fazendo TCC, odeia jogos famosos, odeia jogos independentes ou deixa de jogar algo por causa do cabelo do protagonista.

Play

Download versão ZIP

Shownotes Leia mais »

nov 20 2012

Critical Hit #9: Uma pizza de Halo, por favor

Destaque - Critical Hit #9: Uma pizza de Halo, por favorRicardo Pasqual e Fábio Sooner convidam Diogo Rodrigues, do Gambiarra Blog, para falar de um assunto espinhoso: por que pessoas adoram odiar Halo? Vendas estratosféricas? Militarismo? Guerrinha de consoles? Viúvas de outros jogos e plataformas? Jogamos fatores para lá e para cá para descobrir que Halo é “apenas” o alvo mais fácil de uma série de reducionismos típicos de gamers – ou seja, é um assunto perfeito para mais um Critical Hit. E vocês, conseguem pensar em mais algum motivo para odiar Halo?

Nota: Este podcast não é recomendado para Sonystas e Nintendistas ferrenhos e gente que culpa o tataravô pela burrice do tataraneto.

Play

Download versão ZIP

Shownotes Leia mais »

out 31 2012

Replay #3: O ninja do Oriente Médio

Replay #3 - O ninja do Oriente MédioRicardo Pasqual lançou a campanha, Fábio Sooner topou, e temos pela 1ª vez um leitor convidado em um podcast da equipe Respawn: o ninja Shinobi Cunha, diretamente de Recife, Afeganistão (ouça o cast para entender…). Ricardo começa falando da sua fileira de jogos curtos, como Earthworm Jim HD, Double Dragon Neon e os minis Where is My HeartAge of ZombiesFloating Cloud God Saves the Pilgrims (atchim!). O ninja convidado segue com Assassin’s Creed: Revelations (em comparação com o 1º AC, que vem de brinde na versão PS3), o 1º Borderlands e o amado/odiado Wet. Por fim, Fábio aproveita a deixa e fala de Borderlands 2, exalta a grande surpresa de stealth em 2D (!!!) Mark of the Ninja (eita!), menciona Deadlight e Dishonored por alto e termina com o melhor jogo de estratégia que existe para converter quem não gosta do gênero: XCOM: Enemy Unknown.

Nota: Este podcast não é recomendado para quem tem medo do escuro. Até porque tem *mesmo* alguém se escondendo lá... Se é alien, zumbi, ninja ou assassino vai depender do jogo!

Play

Download versão ZIP

Shownotes Leia mais »

out 23 2012

Critical Hit #8: A magia dos indies

Critical Hit #8: A magia dos indiesRicardo Pasqual e Fábio Sooner voltam aos ataques críticos com um tema simpático e uma abordagem antipática: a mistificação dos jogos indies. Será que a adoração aos jogos independentes não está indo longe demais? Afinal, o que é um jogo indie? É um gênero? Deixa de ser indie se for distribuído depois por uma publisher? O jogo fica automaticamente melhor só porque foi feito por um sujeito no porão? Não existem pencas de jogos indies ruins? O que qualidade tem a ver com orçamento? Essas perguntas e muito mais nesse Critical Hit!

Nota: Este podcast não é recomendado para hipsters do videogame que acham que fazer jogo imitando Super Mario Bros no porão de casa é mais “honesto”.

Play

Download versão ZIP

Shownotes Leia mais »

Posts mais antigos «